2leep.com

sexta-feira, 18 de maio de 2012

UNIMED- "TODOS" É SEMPRE MAIS FORTE DO QUE "UM"

COOPERATIVISMO


"TODOS" é sempre mais forte do que "UM"

Adota-se, simbólica e mundialmente, 21 de dezembro de 1.844 a data em que a primeira cooperativa se constituiu, em Manchester, Inglaterra, quando um grupo de tecelões (Os 28 tecelões de Rochdale) se organizou em defesa de interesses em comum. Assim, o cooperativismo surge no cenário mundial como uma solução democrática para amenizar o reflexo da exclusão social, resgatar relações econômicas mais justas e equilibradas e garantir o desenvolvimento e a democracia do país.Numa cooperativa, todos os cooperados têm o direito a tomar parte nas Assembléias, direito a voto e de ser votado para integrar o Corpo Diretivo.A remuneração dos cooperados acontece pela divisão igualitária dos resultados, de acordo com a produção de cada um. ­Este é espírito cooperativista: associação voluntária de pessoas, aspirações econômicas coletivas e ajuda mútua. Talvez sejam estes os motivos do cooperativismo ter sido uma das primeiras instituições não governamentais a ter uma cadeira no Conselho da ONU - Organização das Nações Unidas.

 Símbolos do Cooperativismo
A Unimed adotou o pinheiro e o verde em sua logomarca.
  • Círculo: eternidade;
  • Pinheiro: imortalidade;
  • Verde: vida;
  • Amarelo: energia e calor.
Cooperativismo Médico
O Cooperativismo médico surgiu no Brasil em 1967, com a fundação da primeira Unimed na cidade de Santos. Em 1971, foram fundadas mais 35 Singulares, formando o Sistema Unimed.
A Unimed Uberaba, fundada em 19 de junho deste mesmo ano, foi a vigésima primeira Singular a ser criada a partir da iniciativa de 60 médicos e uma médica: Maria Rosa Bilharinho.  O primeiro presidente foi o médico José Soares Bilharinho.
No início, a Unimed Uberaba funcionava na Avenida Dr. Fidélis Reis, onde hoje está instalada a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Uberaba e depois, mudou para a Av. Leopoldino de Oliveira.
Em 26 de julho de 1999, foi inaugurada sua sede atual na Rua Alaor Prata e em junho de 2001, iniciaram-se os trabalhos da Farmácia Unimed.No mesmo prédio, funciona a Unicred, uma cooperativa de crédito mútuo fundada em 1994, que tem como objetivo o crescimento estruturado de seus cooperados, tanto como pessoa física como jurídica.

Unimed Uberaba
Com mais de 3 décadas em plena atividade, a UNIMED UBERABA fortaleceu-se ao longo da história como uma corrente onde cada diretoria representa um elo.Um dando força ao outro, com união sólida, calcada na missão de garantir remuneração justa aos médicos e atendimento de qualidade à população.
A história da Unimed Uberaba é marcada pelo espírito democrático e pela participação plena dos cooperados na escolha das diretorias.   Essa é a razão do sistema de sucesso que alcançamos. Neste contexto, o principal objetivo da Unimed Uberaba é, e sempre será, o desenvolvimento econômico, a valorização do ato médico e a satisfação dos cooperados a partir de ideais comprometidos com os princípios cooperativistas.
É justamente esta união de pessoas e a diversidade de opiniões e ações que nos fez crescer e evoluir, elevando os padrões da saúde na cidade de Uberaba.

Números Sistema Unimed
  • Maior Cooperativa Médica do Mundo
  • 34% de participação no mercado nacional
  • Mais de 16 milhões de clientes
  • 377 cooperativas
  • Abrangência em 83% do território nacional
  • Mais de 108 mil médicos cooperados
  • Mais de 73 mil empresas contratantes
  • 3.244 hospitais credenciados








0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes