2leep.com

sexta-feira, 18 de maio de 2012

O que é um escritório de projetos "PMO" (Por Clovis Renato Durans)

A necessidade continua de melhoria no desempenho dos projetos executados pelas organizações, levam as mesmas a buscarem dispositivos que garantam que seus projetos sigam seu ciclo de vida dentro dos padrões estabelecidos de custo, prazo, qualidade entre outros, conforme seu escopo preliminar.

Os Escritórios de Projetos ou Project Management Office “PMO” é uma entidade criada dentro ou fora das organizações caracterizada como uma central de gerenciamento de projetos, podendo-se dizer, o quartel general dos projetos.

O PMO tem como intuito ser o ponto de referencia para stakeholders, gerentes de projetos e também para o time do projeto, sendo ele o local onde os projetos se realizam no papel, garantindo o armazenamento e distribuição das informações inerentes ao projeto, disponibiliza recursos, ferramentas e técnicas necessárias para o desenvolvimento dos mesmos, alem de ser um estaleiro de conhecimento, tendo também a função de realizar treinamento e aperfeiçoamento da equipe do projeto, promovendo assim melhor desempenho no desenvolvimento de soluções para as organizações.

Tem como objetivo a melhoria nos processos de planejamento e gerenciamento dos projetos, garantir a qualidade dos produtos e serviços e aumentar a produtividade dos processos.

Muitos são os benefícios trazidos com a implementação do PMO, porem em tempos de crise alguns fatores se tornam de suma importância como a diminuição dos custos dos empreendimentos, produtos e serviços diferenciados e cumprimento dos prazos e requisitos de negócios.
Muitas empresas sentem a necessidade de continuar projetos já começados ou realizar aqueles que se tornam a elas uma necessidade de sobrevivência nos negócios, nada melhor que o uso das melhores praticas de gerenciamento de projetos para chegar a tais objetivos.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes