2leep.com

domingo, 20 de maio de 2012

O que aconteceu na Conferência do Instituto Ethos


No dia 8 de maio, aconteceu a 12ª Conferência Internacional do Instituto Ethos, com dois mil participantes em três dias de evento, com 80 palestrantes nacionais e internacionais reconhecidos mundialmente. Os maiores especialistas no universo da sustentabilidade do planeta estavam presentes nessa conferência. E uma das palestrantes, foi a Janine Benyus, que é a maior autoridade em Biomimética atualmente. Ela já participou em três TEDs Globais e veio fazer uma palestra aqui. E essa palestra foi a única atividade que não tinha nenhum outro evento rolando em paralelo naquele momento. A palestra foi superbacana e produziu um efeito supercurioso nas pessoas. Por um lado, elas achavam que estavam tendo contato com um conhecimento absolutamente novo, original e fresco, que é a Biomimética. Mas por outro lado, esse conhecimento e essa abordagem ressoam nas pessoas, que por alguma razão sentem uma certa intimidade com esse conhecimento, porque no fundo é quase como que esse conhecimento estivesse em nossas células. Ele só está adormecido de alguma forma. É uma reconexão que a gente tem que aprender com essa sabedoria da própria natureza que mora com a gente. Toda vez que eu falo sobre esse assunto, eu percebo que as pessoas nunca ouviram falar sobre isso, mas ao mesmo tempo se torna tão natural a ponto de se sentirem conectadas com o assunto. Acaba sendo uma coisa óbvia que é muito interessante.
Depois da palestra, eu e Janine ficamos numa sala, que eles chamam de “Open Café”, respondendo a perguntas de 50 pessoas que ficaram em volta da gente, discutindo exemplos específicos de Biomimética aplicáveis em questões ligadas a urbanismo, à política pública, a design de produto, até comunicação. Foi uma experiência incrível ver como a Janine acumulou uma quantidade de conhecimentos tão significativa, observando a natureza, como ela consegue improvisar e responder às perguntas de imediato e apresentar referências e insights inspiradores para perguntas que estavam sendo feitas naquele momento. Ela tem conhecimento da Biologia, mas ao mesmo tempo transita dentro de universos de outras disciplinas, o que facilita muito o trato dela, como especialista, com profissionais de outras áreas.
Depois disso, eu participei de um jantar com todos os palestrantes internacionais e foi uma experiência incrível poder interagir com pessoas ilustres, como Daniele Biterran, Elizabeth Laville. Otto Sharmer, Ricardo Young e o Oded Grajew, que são hoje os maiores cabeças da sustentabilidade no planeta.
Além disso, nós estamos superinteressados em trazer a Janine para fazer uma consultoria em alguns projetos que a Tátil está desenvolvendo hoje, especialmente para a Coca-Cola e a Natura, onde a Biomimética cabe perfeitamente. Nós já passamos alguns briefings para ela de dois projetos e agora estamos numa fase de avaliação da possibilidade concreta dela participar com a gente em projetos aqui no Brasil. E isso é bem legal.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes