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sábado, 19 de maio de 2012

O Papel da Consultoria Especializada na Expansão de uma rede de Franquias


Normalmente as empresas, quando aderem ao Sistema de Franchising, criam sua própria estrutura de expansão.
Entendemos ser o caminho natural das coisas, porém dependendo das metas traçadas pelo franqueador, este processo se não bem conduzido pode ser uma grande arma contra a própria marca. A pressão por abertura de novas unidades pode deixar de lado aspectos quanto aos processos para uma seleção criteriosa e escolha do franqueado com perfil adequado para operar o negócio.

Muitos franqueadores já perceberam o quando é importante uma seleção criteriosa e imparcial, neste sentido a contratação dos serviços de uma consultoria especializada para realizar sua expansão tem sido o caminho. Não ceder a pressões dos amigos, da equipe de expansão e até de seus próprios fornecedores tem sido também um dos motivos para essa terceirização.

A empresa contratada passa a ser o canal entre a franqueadora e o mercado, para a busca e qualificação dos candidatos. Tem um compromisso com cumprimento das metas traçadas pelo franqueador e ainda identifica o real potencial do futuro franqueado/investidor para o negócio.

A satisfação tanto do franqueado quanto do franqueador com os resultados dessa terceirização tem demonstrado que a prática é saudável e gera benefícios para a rede e para o negócio como um todo.

Dentre os vários serviços oferecidos por uma consultoria especializada, a expansão é a menina dos olhos, pois é neste momento que os sonhos tornam-se realidade ou, que fornece elementos para ajustar o processo de seleção tornando-o cada vez mais acertivo.

Para que os franqueadores tenham uma expansão sustentada, entendemos ser necessário ter em primeiro lugar um excelente projeto do negócio, em segundo os números projetados devem ser adaptáveis à realidade e potencial da praça que será comercializada cada unidade, e em terceiro o processo de seleção tem que ser capaz de identificar se o perfil do franqueado é adequado para o perfil do negócio.

Entendemos também que o franqueador deve ficar focado no desenvolvimento do seu negócio e, terceirizar atividades que não tem total domínio para empresas especializadas, evitando com isso perda de foco ou concentração de energia em áreas que não tem conpetência interna.

Normalmente as empresas, quando aderem ao Sistema de Franchising, criam sua própria estrutura de expansão. Entendemos ser o caminho natural das coisas, porém dependendo das metas traçadas pelo franqueador, este processo se não bem conduzido pode ser uma grande arma contra a própria marca. A pressão por abertura de novas unidades pode deixar de lado aspectos quanto aos processos para uma seleção criteriosa e escolha do franqueado com perfil adequado para operar o negócio.

Muitos franqueadores já perceberam o quando é importante uma seleção criteriosa e imparcial, neste sentido a contratado os serviços de uma consultoria especializada para realizar sua expansão tem sido o caminho. Não ceder a pressões dos amigos, da equipe de expansão e até de seus próprios fornecedores tem sido também um dos motivos para essa terceirização.

A empresa contratada passa a ser o canal entre a franqueadora e o mercado, para a busca e qualificação dos candidatos. Tem um compromisso com cumprimento das metas traçadas pelo franqueador e ainda identifica o real potencial do futuro franqueado/investidor para o negócio.

A satisfação tanto do franqueado quanto do franqueador com os resultados dessa terceirização tem demonstrado que a prática é saudável e gera benefícios para a rede e para o negócio como um todo.

Dentre os vários serviços oferecidos por uma consultoria especializada, a expansão é a menina dos olhos, pois é neste momento que os sonhos tornam-se realidade ou, que fornece elementos para ajustar o processo de seleção tornando-o cada vez mais acertivo.

Para que os franqueadores tenham uma expansão sustentada, entendemos ser necessário ter em primeiro lugar um excelente projeto do negócio, em segundo os números projetados devem ser adaptáveis à realidade e potencial da praça que será comercializada cada unidade, e em terceiro o processo de seleção tem que ser capaz de identificar se o perfil do franqueado é adequado para o perfil do negócio.

Entendemos também que o franqueador deve ficar focado no desenvolvimento do seu negócio e, terceirizar área que não tem total domínio, para empresas especializadas, evitando com isso perda de foco ou concentração de energia em áreas que não domina.

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