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quinta-feira, 3 de maio de 2012

Compreendendo a participação da secretária executiva na tomada de decisões das organizações do terceiro setor

     A pesquisa surgiu da vontade conjunta de compreender a participação da secretária executiva na tomada de decisões das organizações do terceiro setor em Salvador, intentando verificar se a atuação deste profissional, nas organizações a serem pesquisadas, caracteriza-se como técnica, menos participativa, ou necessita de um conhecimento amplo de gestão social para que ocorra uma participação maior no processo decisório.

    Mediante a revisão de literatura ou bibliografia realizada pela equipe, verificou-se a deficiência literária no que tange a relação Secretária Executiva – Terceiro Setor. O que evidencia a necessidade de um estudo de exploração desta relação. Para tanto, fez-se necessária uma breve conceituação de terceiro setor e de gestão social a fim de e lucidar o tema.
    O terceiro setor está representado por organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, pressupondo a existência do primeiro setor, representado pelo Estado, valendo-se de ações legitimadas e organizadas mediante poderes coercitivos; e do segundo setor, representado pelo mercado, o qual visa o lucro. Já o terceiro setor objetivo, basicamente, o atendimento de necessidades coletivas ou públicas.
    O terceiro setor divide-se em dois grupos, de acordo com a finalidade:
  •  Organizações que atendem os interesses de seus membros, como sindicatos, associações de bairro e de profissionais;
  • Organizações de interesse público e coletivo a exemplo de entidades que defendem os direitos humanos, instituições de caridade e organismos de proteção ao meio ambiente.
    Portanto, o terceiro setor compõem-se de organizações variadas, desde àquelas de base comunitária, sindicatos e igrejas à hospitais, escolas e universidades.

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