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sexta-feira, 18 de maio de 2012

Como atuam as secretárias executivas graduadas na tomada de decisões em organizações do terceiro setor?

  • A secretária executiva tem maior autonomia e participação em organizações de caráter administrativo-participativo, pressupondo que em organizações de caráter administrativo gerencial a sua participação é mais limitada.
  •  A autonomia gerencial do profissional é limitada nas organizações com maiores níveis hierárquicos e departamentalizações.
  •     Há maior concentração de secretárias graduadas em organizações consideradas de grande porte do que nas de médio e pequeno porte.
  •   A deficiência da formação acadêmica, no que diz respeito à área da gestão social, pode ser um entrave para o desenvolvimento do profissional e sua inserção no terceiro setor.
     As principais variáveis que compõem o relatório, assim como as que compuseram o
projeto, são:

a) Mensurar a quantidade de profissionais da área de secretariado executivo que atuam
em organizações do terceiro setor dado o universo de 49 instituições levantadas
preliminarmente;

b) Levantar as habilidades exigidas às profissionais por organizações deste setor e sua
relação com a compatibilidade do currículo acadêmico adotado pelas universidades
que formam as profissionais da área de secretariado;

c) Analisar a inserção da secretária no processo de tomada de decisões, direta ou
indiretamente, destas organizações sociais, visando conhecer o processo decisório
adotado por algumas das organizações do terceiro setor: participativo ou gerencial.

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