2leep.com

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Aparecer na imprensa é preciso; preparar-se é fundamental!


Uma das formas mais eficazes de uma empresa ou um profissional conseguir credibilidade no mercado é através da imprensa. Mas, antes de pensar em se tornar uma referência para a mídia e, consequentemente, para a opinião pública, é preciso aprender a se comunicar de forma correta e eficaz com os profissionais de revistas, jornais, TVs, rádios e sites.
E enganam-se os que pensam que uma boa oratória é suficiente para ter sucesso nessa empreitada. Entender como funciona cada mídia, quais as funções dos profissionais de comunicação e como se portar em entrevistas são aspectos fundamentais para quem pensa em virar fonte de jornalista.
Para atender a essa demanda e preparar consultores, empresários, advogados, médicos, artistas e atletas, entre outros, existe o chamado Media Training. Trata-se de um curso rápido no qual os participantes recebem informações relevantes sobre a importância da imprensa para o seu negócio, como atender jornalistas, o que jamais fazer (e dizer!) numa entrevista, etc.
No curso oferecido pela RZT Comunicação (www.rztcomunicacacao.com.br), o participante passa até por simulações de entrevistas para TV. É feita uma gravação em vídeo, como se ele estivesse em um programa de televisão. Ao final do treinamento, todos assistem e é feita uma avaliação, com indicações de pontos de melhoria.
Por dentro da imprensa
Mostrar como funcionam os veículos de comunicação e dar dicas de como corresponder às necessidades de cada mídia são outros objetivos do treinamento.
Se o profissional ou a empresa quer virar fonte para a mídia, auxiliando os jornalistas em reportagens, precisa entender que as redações trabalham a todo vapor e, geralmente, necessitam de um rápido retorno. Caso contrário, o repórter buscará outro especialista.
Outro aspecto importante do treinamento é mostrar que um programa de TV, por exemplo, não é feito apenas pelo apresentador famoso que aparece na tela.
É preciso identificar quem é quem na imprensa, quais as funções de cada um e ressaltar que todo profissional, independentemente do cargo ou porte do veículo no qual trabalha, deve ser tratado com o mesmo respeito e atenção.
Entrevistas: Prepare-se para elas!
Mais importante do que conseguir o espaço na imprensa é saber aproveitar a oportunidade. Para isso, preparar-se é fundamental. As assessorias de imprensa facilitam bastante o trabalho do entrevistado, levantando previamente com o repórter todas as informações sobre a pauta, o foco da reportagem, até quando pode ser feita a entrevista, entre outras informações.
As entrevistas para TV merecem uma atenção especial, até porque, em caso de um deslize ao vivo, a repercussão poderá ser grande. Mas, antes mesmo de entrar em cena, é preciso se atentar a alguns aspectos.
O entrevistado tem que chamar a atenção pelo que está passando de informação, e não pelo que está vestindo. No Media Training, explicamos o que homens e mulheres devem usar e o que é inadequado.
A postura diante da câmera é outro tema presente no curso da RZT Comunicação. Colocar as mãos no bolso e ficar mexendo na caneta, por exemplo, são gestos que denotam nervosismo.
Então, se você quer aparecer na mídia, mas ainda não está preparado, recorra a um Media Training.

http://www.consultores.com.br/artigos.asp?cod_artigo=963

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes