2leep.com

terça-feira, 3 de abril de 2012

Uso criativo de mídias sociais deveria ser estimulado pelas empresas


Tempo demais no Twitter e no e-mail são normalmente vistos como problemas que as empresas tentam evitar. Mas, com algumas dicas, essas ferramentas passam a ser aliadas.
Uma pesquisa da empresa de recursos humanos Manpower aponta que 55% das empresas brasileiras impõem algum tipo de regra para limitar o uso de redes sociais no trabalho. Ao mesmo tempo, estudos de diferentes universidades americanas apontam que há excesso de e-mails na rotina de trabalho e que isso aumenta o stress, como concluiu uma pesquisa da consultoria Harris Interactive.
Porém, para o diretor comercial da Manpower no Brasil, Pedro Guimarães, em vez de tentar impedir o uso da rede, as empresas deveriam estimular o uso criativo, em prol do negócio. “As políticas para mídias sociais ainda estão focadas no gerenciamento de riscos, e não na maneira como as organizações podem aproveitar essas ferramentas em benefício dos empregados e do negócio”, diz.
Dicas
“O desafio é saber orquestrar toda essa imensa variedade de mídias para extrair o melhor de cada uma”, explica Rodrigo de Almeida, diretor comercial da empresa especializada em marketing online, Dinamize. “As redes sociais são uma realidade que veio para ficar”, resume.
De acordo com dados do e-Bit, em 2009, o e-mail marketing foi responsável direto por 15% de todas as vendas online. O meio que, comparado à redes sociais, já é mais tradicional, ainda é central. “Ainda hoje, arrisco dizer que o e-mail marketing traz mais resultados financeiros do que as redes sociais”, comenta Almeida.

No caso de sites como Facebook ou o Twitter, as consultorias recomendam que se estimule os funcionários a interagirem com clientes e com especialistas da empresa, o que pode gerar novas ideias.
Almeida ainda destaca a importância do e-mail como aliado do marketing. O envio de promoções e o diálogo com clientes por e-mail marketing é visto por ele como fundamental. Mas para que nem clientes e nem funcionários se percam na maré de dezenas de mensagens por dia, ele vê os filtros de mensagens como uma saída. O Google já reconhece o que o usuário considera de fato importante e no leitor Outlook também é possível configurar mensagens que você queira ler como essenciais. “Para a empresa, isso é até bom, uma vez que, ao adicionar seu e-mail de remetente à sua lista de contatos, seu e-mail marketing já chegará com as imagens abertas e com mais chances de cair na caixa de entrada”, pondera.
E-mail
Mesmo assim, manter um perfil nas redes sociais e estimular os profissionais a atuarem também é importante para zelar pelo nome da empresa, diz o diretor da Dinamize. “As redes sociais têm um enorme potencial para causar grandes prejuízos a uma empresa ou produto”, conclui.
Veja mais dicas de como fazer bom uso de e-mail e redes sociais no trabalho:
·                         Pesquisa: Íntegra da pesquisa da Manpower sobre como as empresas no Brasil e em outros países lidam com o uso de redes sociais por seus profissionais (em inglês)
·                         E-mail Marketing Brasil: Site de evento voltado para marketing por internet realizado no Rio de Janeiro

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes