2leep.com

terça-feira, 24 de abril de 2012

Facebook: uma ferramenta de uso empresarial! (parte 1)

Facebook: uma ferramenta de uso empresarial!
A BuddyMedia fez uma pesquisa para entender quais são as principais ações das marcas na rede social

Com a geração Facebook as marcas mudaram seu pensamento e começaram a seguir as massas ao invés de tentar fazer com que as pessoas viessem até elas. O Facebook tem mais de 500 milhões de usuários, isso significa que as marcas têm acesso em tempo real ao seu público. Por isso que nos últimos meses temos visto uma onda de campanhas no Facebook. E é este o motivo também pelo qual a rede social de Marck Zuckerberg não para de criar mais e mais recursos para as marcas. Assim como os fabricantes de aplicativos, que têm construído ferramentas para que pequenas e grandes empresas possam "vender" seus produtos de maneira customizada e com o suporte do próprio Facebook.

Para entender quais são as tendências das marcas no Facebook, a BuddyMedia, principal gerenciadora de sistema da rede social, fez uma pesquisa e descobriu quais são as cinco principais ações que as marcas têm investido na rede social.

1 – Exclusividade para os usuários

As agências estão começando a adaptar seus ciclos de lançamento de produtos e campanhas de marketing aproveitando a plataforma do Facebook. Algumas delas, inclusive, deram exclusividade aos usuários da rede social e divulgaram suas novidades primeiro ali.

Grandes nomes como Ford e Nike, por exemplo, fizeram o lançamento de seus produtos primeiro no Facebook. No caso da Nike, a empresa optou por estrear seus três minutos de propaganda da Copa do Mundo na sua página do Facebook, antes mesmo de liberar para qualquer outro lugar. Logo após a divulgação na fan page, o comercial quebrou recordes virais. Já a Ford decidiu revelar seu novo carro na web, com o Facebook como a peça central da estratégia online da empresa.

Todas as empresas que optaram pela exclusividade no Facebook tiveram resultados estrondosos.
2 – Arrecadação de dados com o Facebook Places

O Facebook Places, serviço de localização para smartphones criados pelo Facebook, tem menos de 2 meses de idade e nem chegou a alguns lugares do mundo, mas já está com tudo.

O recurso é parecido com o Foursquare, onde o usuário pode fazer o "check in" no local que está presente naquele momento e compartilhar sua localização com os amigos.

Uma das primeiras empresas a adotar o Facebook Places é a Westfield Vallet Fair Mall, um shopping que está oferecendo descontos especiais em troca de um "check in". A ideia é que os usuários do Facebook ajudem o shopping a descobrir quais são os principais comportamentos de compras dos clientes.
 
Em breve teremos a continuação da matéria.
 
 _________________________________________________________________________________
 
Com mais de 500 milhões de usuários no facebook, é certo que temos milhares de pessoas logadas a cada hora do dia, e é por isso que ele é visto atualmente como uma forte ferramenta mercadológica, por isso grandes empresas como a Nike e Ford utilizam a rede social para publicar novos produtos antes de serem lançados em outros meios.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes