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quarta-feira, 4 de abril de 2012

Dicas para o seu Facebook Ads


Dicas para anunciar no Facebook Ads



Olá, amigos da MestreSEO!
Já faz algum tempo que estou devendo alguns pitacos sobre os Ads do Facebook, uma das práticas que mais crescem dentro da rede social. Apesar de ainda apresentar limitações, deixando muita gente por aqui de fora (como a questão do cartão e pagamento em dolar), os Ads são uma boa fonte de publicidade para sua fan page e seu site.
O Socialbakers traz a estatística que, atualmente, o CPC médio dos anúncios no Facebook é de $ 0,23 e o CPM está girando na casa de $ 0,10 – valores bem baixos para quem deseja investir neste tipo de propaganda na Internet.
Aliás, os Ads começaram em baixa, deram uma subida considerável (talvez pelo embalo da popularização) e, finalmente, entraram em queda livre, deixando os valores médios acima em situação favorável para o usuário. O gráfico abaixo, do Socialbakers, representa os últimos três meses:

Gráfico de Ads nos últimos meses (Socialbakers)
Já falamos por aqui que o que faz a diferença no Facebook Ads é sua segmentação. O grande poder da rede social em sua parte ‘paga’ vem justamente dessa capacidade de navegar pelas informações dos usuários, podendo atingir segmentos e estilos de acordo com o interesse do anunciante.
É preciso explorar bastante esta característica. A dica é simples, mas eficiente para quem souber usar com maestria. O “pulo do gato” está justamente no planejamento de uma campanha de Ads. Numa possível reunião de briefing, um brainstorm, procure levantar questões como:
  • Qual o seu público alvo?
  • Características principais? (idade, sexo)
  • Meu produto é ligado a qual área? (nichos)
  • Quais os possíveis interesses do meu público?
  • Que páginas ele pode estar curtindo na rede?
Estas são apenas algumas questões que podem ser pautadas na hora de definir uma campanha de Ads no Facebook. Leve sempre em consideração o ambiente que você está – a rede social possui uma infinidade de opções e, por isso, o usuário pode estar por aí, navegando em páginas esperando ser impactado por um anúncio seu.
E lembre sempre que a segmentação é a chave para encontrá-lo de maneira mais rápida, sem perder tempo com aqueles perfis que não vão absorver sua propaganda.
Atacar a concorrência. Por que não?*
Você precisa chamar a atenção do usuário e, se para isso, for preciso invadir o espaço inimigo, o que você vai fazer? Assim como nos links patrocinados do Google, o Facebook Ads é uma competição acirrada. A diferença está justamente na maneira com que você aparece para a pessoa (uma busca por palavra x interesses e gostos).
A segmentação dos Ads permite que você selecione os interesses em comum de sua empresa e de seus concorrentes. Defina claramente qual o seu nicho de trabalho e que áreas são semelhantes a ele. Certamente, seus “rivais” estarão na mesma configuração e seus anúncios podem acabar aparecendo para concorrentes.
Na confecção de seu anúncio, quando atingir a parte de “Conexões no Facebook”, marque a opção “Direcionamento de conexão avançado”. Ali serão exibidas duas opções:

Segmente pelas fan pages


No primeiro campo, você pode selecionar outras fan pages que é administrador, para aumentar o número de pessoas atingidas. A configuração também é válida para aplicativos e eventos, caso sejam criados por você.
Não esqueça, também, de deixar sua fan page marcada no campo de baixo, assim você já elimina todos aqueles são fãs da sua marca.
Ampliando o leque
Outra dica bastante interessante para seus Ads é olhar para os amigos de seu alvo. Você já definiu seu público, fez a segmentação de acordo com gostos e interesses, achou exatamente aquele número que deseja atingir com seus anúncios… Por que não tentar impactar também os amigos deles?
Pegando o gancho da imagem acima, para “ativar” este recurso, basta marcar a caixa “Mostrar meu anúncio apenas para amigos de fãs…”. Assim, você estará impactando apenas a lista de usuários de todos os que já seguem sua fan page.
Mas como isso pode ser diferente?
O outro “pulo do gato” não está basicamente na configuração da segmentação, mas sim na maneira com que você vai apresentar o anúncio para estas pessoas. Seja criativo e, ao mesmo tempo, “óbvio”: se você está mirando nos amigos de seus fãs, pense num conteúdo chamativo como: “Ei, você, seu amigo é fã disto! Você vai ficar de fora? Curta!”.
Frases como o exemplo acima, aliada a uma boa imagem (atraente, destacada, chamativa), ajudam bastante para que prestem atenção no texto e, eventualmente, cliquem no Curtir.
Separe as partes
Muita gente monta anúncios genéricos, com configurações por interesses e gostos, mas esquece de olhar a parte demográfica. Por mais simples que seja, esta segmentação pode ser decisiva na hora de gerar conversões para sua fan page ou site anunciado nos Ads.
Entenda que seu público-alvo, se não houver diferenciação de sexos (há pessoas que vendem produtos/serviços para apenas um sexo), pode reagir de diferentes maneiras ao visualizar um anúncio de texto com uma boa imagem. Por conta disso, trabalhe separadamente as duas classes.
O mesmo conselho vale para os status de relacionamento. Atinja solteiros, casados, noivos e namorados de forma específica, oferecendo um conteúdo compatível como cada situação. A dica é citar o relacionamento no texto, “brincar” com a situação e fazer com que eles se sintam atraídos pelos Ads.
Acompanhe o desempenho e Teste!
De nada adianta oferecer estas dicas para você alterar e trabalhar suas campanhas de Ads se você não está de olho no desempenho. Verifique o que funciona, troque as imagens, brinque com o texto e ofereça alternativas para o usuário. Desta forma, você pode entender o que realmente funcionou (ou não).
Por fim, a dica básica é sempre a mais valiosa: teste sempre! Experimentar, ousar e outras ações fazem parte do jogo e são práticas comuns nesta área de pay-per-click.

Um abraço!

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