2leep.com

sábado, 3 de março de 2012

Prestação de Serviço e Consultoria: A Bola da Vez.


Este artigo apresenta as modalidades de desempenho do profissional de Secretariado como prestador de serviço e a consultoria desenvolvida no mundo atual. Uma pesquisa realizada com universitários de Secretariado e profissionais da Consultoria apresentou um desconhecimento nesta área, contudo existe grande interesse nesse campo de atuação.

Novo século exige novas mudanças. Nesta era da globalização tudo ocorre muito rápido e essa velocidade favorece algumas profissões enquanto torna outras obsoletas. O profissional de secretariado destaca nestas mudanças repentinas tornando seu campo de trabalho promissor conquistando novas áreas de atuação. A bola da vez é o ramo de consultoria e prestação de serviços.

O Mercado de Trabalho e o Secretário Executivo
Chiavenato (1999), afirma que o mercado desloca rapidamente do setor industrial para a economia de serviços. “Detendo maior quantidade de empresas, de postos de trabalho, de geração de riquezas e de influência nos outros setores que lideraram, no passado, a vida econômica”. (CARRETEIRO, 2003, p.22).
O Profissional de Secretariado sente a necessidade de inserir neste mercado de prestação de serviços. As empresas já procuram os serviços do profissional de secretariado ao invés de contratar profissionais fixos.
Além das prestações de serviços os secretários executivos estão explorando o campo de consultoria. Suas competências suprem as necessidades da área, pois sabem transferir seus conhecimentos de forma a aumentar o potencial de desempenho nas empresas para que elas se mantenham ativas, e saudáveis no mercado de trabalho.
Pesquisas apresentaram que a prestação de serviços e consultoria em secretariado é uma área de atuação pouco explorada. A sociedade desconhece as empresas em que estes profissionais apresentam seus serviços. 60% dos entrevistados não souberam responder quais tipos de serviços são apresentados pelo secretario executivo.
Diante das incertezas da sociedade esclareço os serviços apresentados por estes profissionais: Apresentação de projetos de curta e longa duração; Treinamento de pessoal interno da empresa; Gerenciamento de informação; Identificação de falhas em processos de implantação propondo melhorias; Palestras e Cursos.
As consultorias são frequentes nas grandes empresas o que ocorre eventualmente nas médias e pequenas empresas. Apesar da demanda maior ser nas grandes empresas os profissionais de Secretariado estão em maior numero nas médias e pequenas empresas. Ainda existem diversos tabus a serem quebrados quanto a perspectiva dos empresários na antiga visão daquele velho profissional de secretariado que atuava em coisas básicas como organização de agenda e atendimento telefônico.
A área do Secretário Executivo e seus novos profissionais estão em ascensão e grande expansão devido às novas características de constante modernização que atende as recentes mudanças organizacionais. Desta forma estes profissionais devem ser audaciosos e assumir a gerencia de grandes empresas que hoje são geridas por profissionais desqualificados.

Referência: Artigos apresentados em sala de aula (Texto: Secretariado como prestador de serviços. de Claudia Regina.) e conhecimentos profissionais na área de Secretariado Executivo.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes