2leep.com

quarta-feira, 7 de março de 2012

Pensar estrategicamente



Em virtude do seu desempenho profissional e de sua capacidade de pensar estrategicamente, o Secretário tem-se colocado em um novo patamar, no qual consegue compreender a dinâmica de todos os projetos com os quais o Executivo esteja comprometido, sendo-lhe desta forma, delegadas responsabilidades e desafios, a partir daí passa a assumir cargos de gestão.
No mundo contemporâneo, o Secretário é totalmente polivalente, assessor, próativo, flexível, responsável, tem bom senso, iniciativa, competência, postura profissional, dinamismo, agente facilitador e tantos outros predicativos. Com isso, não faltaram gestores para enxergar tais mudanças de comportamento e ingressar o profissional de Secretariado para outros desafios, como por exemplo: ser um gerente de banco, tendo uma equipe de trabalho: planejando, organizando e controlando tais colaboradores para o objetivo da empresa.
Em detrimento da atual exigência do mercado, focalizando a qualidade do profissional nas suas habilidades de tomada de decisões, proatividade, flexibilidade às mudanças, capacidade de gerenciamento e entendimento do negócio, bem como as estratégias da empresa, o profissional de Secretariado
Executivo vem alcançando um patamar de importância que cresce a cada dia dentro das empresas, devido ao nível de responsabilidade que este desempenha. Com isso, o aperfeiçoamento na área administrativa torna-se necessário e a partir daí muitos profissionais mudaram de perfil tornando-se líderes, gestores e empreendedores.

Com a evolução dos tempos e a exigência do mercado, o Secretário foi ganhando novas funções, aumentando suas responsabilidades dentro da empresa, tornando-se um profissional capaz de pensar estrategicamente e não apenas um cumpridor de ordens e solicitações. Com esse novo perfil o Secretário tem oportunidade de mostrar suas habilidades de gerir, organizar e liderar. Elizabeth Martins Santos, psicóloga e consultora organizacional citada por Ana Navarro, diz que: “a ‘nova’ secretária deverá aprender a atuar como gerente, além de compreender a sua importância dentro da empresa.” Sendo obrigadas a acompanhar as mudanças e adequar o seu perfil as novas exigências, na busca por novos conhecimentos e aperfeiçoando suas habilidades, muitos Secretários se tornaram gerentes. Consultores, coordenadores e líderes de sucesso.

Andréia Sena*
Maria Gabriela Sousa Castro**
Rosaide Rosa de Souza Lopes ***

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes