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segunda-feira, 12 de março de 2012

O sucesso da consultoria


Responda rápido: Qual é um dos maiores sonhos de todo brasileiro?

Se você respondeu realizar-se profissionalmente, está certo! E é para saber como conseguir isso que chamamos o consultor Marcelo Ortega, que vai dar dicas interessantes, ainda mais na área de vendas que é a especialidade dele.

Segundo Marcelo Ortega para alcançar o sucesso profissional é preciso ser uma pessoa de atitude positiva, preparada, pensar de forma visionária, ter pensamento estratégico, ter um plano de carreira, visão e um sonho. A pessoa bem sucedida de hoje e aquela que faz mais do que é pago pra fazer e é aquela que empreende em sua carreira, pensa em estudar e em ter melhores recursos pra fazer o quer. Senão fica igual a maioria – faz o básico e fica esperando que caia do céu – um cliente, uma promoção, um negócio, um resultado e aí não adianta.

O Catho Notícias perguntou se atuar na área de vendas no comércio é fácil? Marcelo respondeu que é bem difícil, porque muita gente está vendedor e não é vendedor, ser vendedor não é mais uma condição de um profissional que decidiu trabalhar em vendas, mas sim de todos. Todos os profissionais que andam por esse Brasil a fora estão vendendo alguma coisa, nem que seja a sua imagem.

Quem é o vendedor de sucesso? É aquele que estuda aquilo que a empresa dele tem, conhece o mercado em que ele atua, sabe convencer por argumentos certos e está preparado. É o profissional do século XXI que estuda o tempo todo porque sabe que a informação útil está em todos os lugares e consegue transformar essa informação em conhecimento. Vendedores bem preparados, que conhecem o cliente e que sabem se envolver são aqueles de maior sucesso – esses profissionais são os mais raros.Resolvemos caminhar pelas calçadas do maior centro financeiro de São Paulo, a Avenida Paulista, e descobrir com as pessoas o que, para elas, é sinônimo de sucesso?Segundo a recepcionista, Daiane Gange, “para uma pessoa ter sucesso na carreira é preciso focar em um objetivo seguro e correr atrás dele, ter metas e desafios. Já para o porteiro, Luciano Pereira, sucesso é sinônimo de atitude e desempenhar bem a função na qual a pessoa trabalha, além de gostar daquilo que faz.”Deixamos o consultor à vontade para que pudesse conversar com as pessoas e ele decidiu avaliar como está o atendimento no comércio.

Na opinião de Marcelo Ortega o atendimento é o que se destaca no mundo competitivo em que vivemos – qualidade similar, preços parecidos e ainda mais sendo copiados por outros concorrentes – é preciso ter um diferencial, vendedores e empresários precisam se ligar nisso.

Marcelo foi até uma loja de sapatos para perguntar para o vendedor Hélio Junior – Quando um cliente está disposto a comprar, você, antes de mostrar o produto, faz perguntas para ele? E que tipo de perguntas você faz? “Eu faço várias perguntas porque eu preciso saber o que ele precisa , qual é a sua necessidade. Porque se você me fala que quer um sapato preto e eu não te der algum argumento pra você levar o sapato – eu posso trazer 200 sapatos pretos e você não levará nenhum.”De acordo com Marcelo Ortega o vendedor Junior deu uma aula em vendas colocando alguns pontos que são fundamentais – primeiro o cliente sempre pode e está disposto a comprar, basta você não deixá-lo acuado, pressionado.

Saber atender, mas antes de atender é preciso entender e entender pra que é o sapato. Porque existem um monte de vendedores que praticam a “empurroterapia”, trazendo um monte de sapatos e quando sobem pra pegar as caixas de sapatos trazem modelos que eles, vendedores, gostaram, mas nem perguntaram para os clientes se eles tinham gostado.Infelizmente nem todos os lugares se mostraram preparados para atender aos anseios dos clientes.”Eu acho que o vendedor precisa conhecer o cliente – esse o ponto de partida. O vendedor precisa entender as necessidades e os anseios do cliente e não empurrar os produto de qualquer forma, isso é o que mais me aborrece.

Outra coisa é o vendedor conhecer o produto, saber as suas metas e tornar a experiência do cliente agradável”, ressalta Emílio Herrero Filho, administrador de empresas.Por fim, Marcelo Ortega nos fala: – “O elemento fundamental para o sucesso é saber vender idéias e saber ser uma pessoa de atitude positiva, tanto em vendas como na vida agente faz um paralelo – o que eu recomendo é que você seja uma pessoa feliz naquilo que faz e trabalhe naquilo que gosta e seja, sobretudo, um profissional de ação e de atitude positiva – pessoas de ação são aquelas que terminam o que começam.”

http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/videos/consultoria-em-sucesso-profissional acesso em 12/03/2012




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