2leep.com

sábado, 3 de março de 2012

EVOLUÇÃO DA CARREIRA E O CARGO DE GESTÃO


São notáveis as constantes mudanças na profissão do Secretário Executivo. Novos desafios, exigências e objetivos requerem qualificação e experiências de pessoas capacitadas.

O conhecimento de mundo aplicado de forma inteligente retirou o profissional da área operacional para atuar em áreas estratégicas proporcionando cargos de gestão no mercado de trabalho.

O cenário atual de seletividade e competitividade levou o profissional de Secretariado Executivo assumir posição de destaque em empresas públicas e privadas, estrangeiras e nacionais, isto quando não são donos do próprio negocio.


UM POUCO DA HISTÓRIA: EVOLUÇÃO DA CARREIRA


A profissão de secretário foi iniciada por homens (escribas). As mulheres surgiram após as duas guerras mundiais devido a falta de mão de obra masculina.

Com poucos dotes para assumir o mercado a secretária tornou um modelo de status gerencial para o chefe servindo apenas de um “objeto decorativo”. Nos anos 80 ocorreram mudanças plausíveis na profissão destacando-se sua regulamentação.

Somente na década de 90 a profissional de secretariado corta o vinculo de “peça decorativa” do chefe e passa a ser empreendedora. O sucesso visível destas profissionais desperta o interesse do sexo masculino para a profissão. Em 1997 a ONU reconhece a profissão, a partir de então é uma das que  mais cresce no mercado.

O profissional de secretariado passa a destacar nas organizações, essa evolução supera as expectativas do mercado. Como retribuição por tanta competência o Secretário Executivo ganha novas funções (Gestor, empreendedor, Consultor...) assumindo muitas vezes a liderança de empresas.

O profissional tem ciência da nova condição no mercado e mergulha numa busca incessante por conhecimentos. Agora como gestor aplica sua capacidade de liderar, além de facilitar seu desempenho em qualquer que seja a função desenvolvida. Iste é o diferencial perante seus concorrentes e profissionais de outras áreas.


MERCADO, HABILIDADES, EXPERIÊNCIAS E CARREIRA.


A cada segundo o mercado apresenta uma exigência diferente para os profissionais nele inseridos. O profissional de secretariado tem sede e fome pelo conhecimento por isso se mantêm atualizado e nunca é surpreendido pelas cobranças do mercado.

Possui habilidades em diversas áreas como: tecnologias, administração, línguas, psicologia, economia, finanças entre várias outras. É um leque de habilidades que enriquece e valoriza o Secretário Executivo. Torna-o apito para ascensão profissional.

A experiência adquirida o prepara para superar novos desafios. Esclarece seus objetivos pessoais de onde quer chegar e como fazer para alcançar.

A carreira profissional requer um planejamento, que nada mais é a forma como a pessoa organiza sua vida para que possa ser bem sucedida no âmbito profissional.


Referência:

Material didático (Texto – A ascensão da carreira de profissionais de Secretariado Executivos a cargos de gestão em Salvador-BA) e conhecimentos profissionais.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes