2leep.com

segunda-feira, 19 de março de 2012

Consultoria Empresarial Prepara para os Desafios Futuros



Sua empresa está preparada para crescer?

A atuação de consultores especializados em gestão e reestruturação é cada vez mais comum nas empresas. Com o passar dos anos toda instituição vai adquirindo “vícios”, acumulando falhas administrativas ou de gerenciamento.

Falta de planejamento ou crescimento inesperado são alguns fatores que exigem um novo pensar, uma nova postura empresarial. O crescimento pede investimento e é nessa hora que muitos empresários começam a fazer dívidas, adquirir bens e sem perceber, começam a se afastar de seus negócios. Parentes são chamados a ajudar, muitas vezes para resolver problemas familiares dentro da empresa!

Mesmo sem conhecer a fundo todos os tipos de negócios, os consultores entendem muito sobre gestão e pessoas. Amparados pelas técnicas de consultoria e comportamento eles são capazes de trazer de volta o gás que o empresário tinha no início de seu negócio.

Os empresários conhecem tudo sobre a sua área de atuação, sabem como produzir, vender, administrar, mas muitos já não têm mais paciência em lidar com os problemas do dia a dia da empresa como relacionamento entre funcionários, mudanças de mercado e falta de recursos. Uma análise mais profunda vai mostrar que o empresário se dedicou muito ao operacional, acabou contratando as pessoas erradas e deixou de focar 100% em seu negócio.

O trabalho de consultoria tem a duração de 18 a 24 meses. É durante este prazo que os consultores farão o empresário voltar a sentir gosto pelo seu negócio. Juntos, consultores e empresário elaboram uma nova filosofia para a empresa, os funcionários que não se encaixam nos novos parâmetros são demitidos. Novos são contratados. A empresa adquire uma nova cara, um novo estado de espírito. O faturamento aumenta e o empresário passa a ter uma nova visão de mercado.

Alguns empresários optam por convidar sócios para dividir o fardo da empresa que coleciona problemas. Este é um dos maiores erros administrativos. Os consultores durante o período contratado atuam como “sócios” da empresa, ajudando a colocar os setores nos eixos, dividindo as tristezas e as alegrias das conquistas empresarias, apoiando tecnicamente e emocionalmente. No final do contrato, o empresário recebe uma nova empresa, de gás renovado e preparada para os desafios futuros. 

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes