2leep.com

sábado, 24 de setembro de 2011

"NETiqueta"


Todos sabemos que um dos diferenciais da secretária executiva é a etiqueta! E, como a primeira impressão é a que fica, esteja sempre atenta à postura, cabelos, maquiagem, comportamento, e também à forma de se expressar.

A maneira como você fala, o vocabulário utilizado e a entonação de voz dizem muito sobre você. Isso vale não só para a oralidade, mas também para a escrita – e , atualmente, para o mundo virtual! Isso mesmo, secretária executiva! O mundo da Internet também tem suas regras de etiqueta!

O Blogger do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da FAZU vai dar algumas dicas de como se comportar corretamente no mundo virtual. Veja só:

- Maiúsculas: textos em maiúsculas (CAPS LOCK ativado), na maioria dos casos, dão a entender que você está gritando. Se quiser destacar algo, sublinhe ou coloque entre aspas. Se o programa utilizado na comunicação permitir, use o itálico ou negrito, mas sempre de forma moderada para não poluir o texto.

- Erros de grafia: Em conversas informais, é normal que a norma culta da língua seja posta de lado, e utilizemos gírias e expressões do dia a dia. Porém, isso não quer dizer que se possa escrever de qualquer jeito. Atenção para os erros que muda o significado do que se quer dizer, como usar “mais” em vez de “mas”, ‘e” em vez de “é”, “de” em vez de “dê” e assim por diante.

- Pontuação: Por mais informal que seja, o detinatário pode não conseguir acompanhar o fluxo de pensamento de queme stá escrevendo. Por isso, a necessidade de pausas. Atenção à pontuação e à divisão de parágrafos.

- Respostas: Ao enviar respostas em fóruns, lista de discussões ou debates em redes sociais, como facebook, por exemplo, procure ser claro sobre o que está falando ou a que está se referindo. Copie e cole um trecho da questão, dê o nome ao que você pretende responder e evite deixar sua réplica solta, sem referências às mensagens prévias nas quais você se baseou.

- Público X privado: Questão cara em tempos de redes sociais, o cuidado com o que se publica é essencial para evitar mal-entendidos e situações constrangedoras. Como o meio virtual permite respostas muito rápidas e publicações instantâneas, pense antes de tornar públicos seus pensamentos. Por isso pense, escreva, leia o que escreveu e só depois publique na internet. Lembre-se que suas opiniões ficarão registradas e que podem ser facilmente associadas ao seu nome numa busca rápida. Evite também publicar informações que possam lhe causar problemas, como críticas ao seu chefe e endereço.

- Velocidade: A comunicação via correio eletrônico possibilita a comunicação de forma rápida e precisa. Por isso, nada de levar a eternidade para responder aos e-mails enviados a você. Seja breve, porém, não deixe de responder! Se entraram em contato com você, estão aguardando sua resposta! Por isso, não seja deselegante: responda, sempre que for uma informação útil ou pessoal.

Esperamos que tenham gostado das dicas! Boas comunicações virtuais a você!

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes