2leep.com

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Os Avanços da Tecnologia e o Mercado de Trabalho

Olá, pessoal!

Encontrei um artigo bastante interessante sobre os avanços tecnológicos, destacando o quanto esta evolução  tem  proporcionado benefícios ao mercado de trabalho.

Abraços e sucesso,

Neiva.


Quando começaram os avanços na área de tecnologia da informação e de automação de processos, muitos “arautos da destruição” ergueram suas vozes para alardear que a criação de uma tecnologia capaz de substituir o trabalho braçal humano causaria um caos inimaginável em relação a empregabilidade. Certos que o avanço da automação e das tecnologias ligadas à produção colocariam milhões na “rua da amargura”, sindicalistas e pessoas ligadas a setores do governo promoveram grandes “guerras santas” contra o que chamavam de “domínio das máquinas”.
No entanto, conforme a tecnologia avançava e as pessoas se acostumavam a seus benefícios, ficou muito claro que os avanços proporcionados pela tecnologia de automação de processos e dos computadores trouxe muito mais benefícios do que malefícios aos seres humanos.
Num primeiro momento, foi mesmo uma realidade o fim de postos de trabalho devido ao impacto da tecnologia. Contudo, com a extrema capacidade de adaptação do ser humano e a crescente necessidade de mão-de-obra especializada para lidar com as criações advindas da nova tecnologia utilizada nos processos industriais. Desta forma, novas profissões surgiram para tomar o lugar das profissões que foram condenadas à morte pela tecnologia.
Uma gama toda nova de profissionais foi necessária e tornou-se imperiosa para que a nova tecnologia pudesse prosperar e ser utilizada com eficiência e segurança. Por isso mesmo, o impacto inicial na empregabilidade foi diluído ao longo do tempo com a substituição de profissionais braçais por profissionais que trabalhavam com as mãos e com os cérebros. Desta forma, mais bem pagos e menos sacrificados, esses profissionais realizaram suas tarefas graças ao principal e mais importante ganho que a utilização da nova tecnologia permitiu: Uma melhor qualidade de vida.
Trabalhando muitas vezes até mais horas do que antes; contudo sm o mesmo desgaste físico, o ser humano pode dedicar-se a tarefas eu antes eram proibitivas. E, com o passar dos tempos, a aceleração do avanço da tecnologia em todas as áreas do conhecimento humano, proporcionou a criação de oportunidades quase ilimitadas de criação de novas profissões que há apenas alguns anos seriam impensavelmente absurdas.
O avanço da tecnologia revolucionou de forma drástica e definitiva a forma como o ser humano encarava a sua vida e a sua relação com o mundo que em que vivia. Reduzindo-se a necessidade do trabalho braçal e degradante, o uso de tecnologia na substituição desses tipos de trabalhos resultou num avanço espetacular em matéria de longevidade para o homem deste século.
Contudo, como tudo o mais que o homem cria, a tecnologia também tem o seu lado perverso e negro. Hoje em dia, graças aos mesmos avanços que criaram benefícios e oportunidades inimagináveis, fez com que as pessoas também pudessem ser prejudicadas muito mais facilmente. Nosso avanço tecnológico tornou nossa sociedade escrava dos computadores e é, hoje, impensável gerir qualquer empresa ou uma pessoa levar uma vida normal sem que seja preciso dominar ou entender do funcionamento das parafernálias que a tecnologia criou e colocou em nossos lares.

1 comentários:

Duciene disse...

O Avanço tecnológico com certeza revolucionou,é a evolução da forma de comunicação mais rápida e eficaz na nossa vida. A tecnologia que permite que se localize pessoas em questão de segundos e se resolva problemas que antes levava dias.
A tecnoligia veio para fcilitar a nossa vida em vérios aspectos.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes