2leep.com

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

De 12 a 14 anos para chegar ao topo

 

Pesquisa aponta que a idade média de presidentes de grandes empresas é de 43 anos e que chegaram ao cargo aos 36
 
iG São Paulo | 14/11/2010 20:00
Se você só pensa em como passar na de seleção para uma vaga de estágio ou trainee ou se acabou de ser aprovado em um recrutamento pode imaginar que o planejamento para se sentar na cadeira de presidente da empresa ainda pode esperar mais um pouco. Mas é bom se apressar, pois o tempo para chegar ao topo da carreira vem caindo. O iG Estágio e Trainee traz resultados de uma pesquisa feita pela empresa Catho Online, especializada em colocação de profissionais, em que mostra uma redução da idade média dos presidentes de empresa.
 O levantamento constatou que um trainee pode chegar ao topo em apenas 12 anos em média, enquanto um estagiário tende a levar 14 anos para atingir o cargo de presidente da empresa.
Ascensão mais rápida - Segundo a pesquisa feita durante o ano de 2009 com mais de 16 mil funcionários de empresas privadas, em 2005 a idade média de quem ocupava o cargo mais alto das companhias era 48 anos. Em quatro anos, essa média baixou para 43 anos de idade. A redução também é notada nos cargos de diretoria, cuja média baixou de 44 para 42 anos.
Promoção antes dos 40 - De acordo com a pesquisa da Catho, os presidentes de empresa afirmam ter recebido a promoção aos 36 anos, em média. Para as mulheres que ocupam esse cargo a chegada ao topo aconteceu por volta dos 33 anos. O mesmo levantamento mostra que a idade média para estagiários é de 22 anos, enquanto a de trainees é de 24 anos. Portanto, a partir dessas médias, o que se vê é que o tempo previsto para chegar à presidência de uma empresa é curto o bastante para que você comece a se planejar em qual o caminho deve seguir a partir dos primeiros momentos em uma empresa.
Dica de quem chegou lá - Para orientar esse planejamento, o iG Estágio e Trainee traz a trajetória de 20 presidentes de grandes companhias no Brasil e no mundo, publica ainda algumas dicas desses profissionais de sucesso e faz uma enquete para saber que caminho você prefere neste começo de carreira. Para saber em primeira mão as notícias sobre planejamento de carreira e vagas em novos programas, acompanhe o noticiário pelo Twitter do portal.
 

Lições de quem chegou lá

Conheça as dicas de alguns dos presidentes de grandes empresas que começaram como estagiário e trainee

O iG Estágio e Trainee perguntou aos presidentes de empresas que iniciaram suas trajetórias profissionais nos programas de estágio e trainees para saber o que diriam a quem está começando agora nas companhias que foram ou são dirigidas por eles. São recomendações que ganham o peso de quem conhece cada detalhe do caminho do sucesso profissional porque quem fala andou por ele. Vale a pena prestar atenção e ainda verificar a trajetória desses profissionais que chegaram ao topo e saber ainda quanto tempo pode levar a escalada até a presidência da empresa. O portal convida você a responder a enquete para saber o que você pensa sobre o futuro de sua carreira.
Veja as dicas dos presidentes das companhias:

presidente da White Martins
“Para crescer na vida profissional, assim como na pessoal, é preciso encarar todas as tarefas que lhe são delegadas como uma oportunidade de aprimoramento e capacitação. Não interessa se é uma tarefa supostamente "menor" ou um projeto de grande porte. O importante é desempenhar todas as atividades com excelência para conquistar novos desafios e oportunidades de crescimento dentro da empresa."
Gustavo Marin, presidente do Citibank
“Sempre recrute pessoas com mais potencial do que você. Numa seleção, procuro as pessoas que fazem as coisas acontecerem. O que você faz hoje é que determina como vai ser seu futuro. Não há amanhã. As pessoas se poupam quando sonham muito com o futuro. Eu sempre digo para o meu pessoal: 'Não se poupem'. E isso vale para todos: desde o trainee até o mais alto executivo. Esse vai ser o passo que vai te levar ao degrau seguinte.”
Harro Burmann, presidente da Dana América do Sul
“A principal dica que eu daria aos jovens que estão começando sua carreira profissional seria, antes de mais nada, não se acomodar, não temer a mudança. Devem querer melhorar sempre, focar no negócio e aplicar energia intensa nesta busca.”
Pedro Melo, presidente da KPMG
“Viver intensamente os valores de nossa firma.”
Mais dicas de sucesso - Acompanhe ainda o que tem a dizer o presidente do grupo Pão de Açúcar, Abílio Diniz, a seus trainees, as orientações do presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Cláudio Lottemberg, também do presidente da empresa de softwares Totvs, Laércio Cosentino, e do secretário de Agricultura de São Paulo, João Sampaio, sobre a carreira no agronegócio.
Foto: Divulgação
Gustavo Marin, do Citibank,fala para sua equipe não se poupar
Domingos Bulus,

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes