2leep.com

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Perguntas comuns nos recrutamentos e dicas de como respondê-las

 

Olá, pessoal,


mais uma contribuição para a carreira profissional dos SEBs, que recebemos da professora Meiv .


Abraços e sucesso!!!!!


Neiva.

Conheça mais pegadinhas das entrevistas

Portal lista outras cinco perguntas embaraçosas comuns nos recrutamentos e dá dicas de como respondê-las

iG São Paulo | 09/11/2010 13:06

 
Grande parte dos processos de seleção está agora na etapa das entrevistas. O portal iG Estágio e Trainee traz uma contribuição para que os candidatos a uma vaga possam enfrentar essa fase decisiva com mais tranquilidade. As perguntas listadas abaixo aparecem frequentemente nessas entrevistas e complementam a lista publicada com outras questões embaraçosas .Não há uma resposta certa, mas há formas mais adequadas para respondê-las, conforme dizem os especialistas em recrutamento consultados pelo portal. O levantamento a seguir serve como treinamento. Mostra a pergunta, indica uma possível motivação para ela e sugere uma abordagem. Para completar sua preparação, peça para um amigo entrevistá-lo e avalie sua própria resposta. Lembre-se que você também será avaliado por sua postura, pela empatia e pela sinceridade.
Segundo os especialistas, a melhor avaliação é para quem demonstra naturalidade, sem exageros nos auto-elogios, conhece os valores da empresa e é sincero. É importante também evitar as típicas mancadas dos candidatos nessa fase da seleção. Se a entrevista é por vídeo, técnica cada vez mais presente nos recrutamentos, é preciso ter mais alguns cuidados. Conheça agora as cinco novas perguntas embaraçosas que o iG Estágio e Trainee levantou com recrutadores, o que eles desejam saber com cada uma e como não cair na pegadinha:

Pergunta: Fale-me uma característica que você tem em comum com a empresa.
O que o entrevistador quer saber: É uma forma de avaliar seu grau de empatia com a empresa, verificar o que você admira nela ou simplesmente para checar sua argumentação.
Como responder: Uma pesquisa sobre os valores da empresa é muito importante. Tente ligar esses valores a algum ponto forte seu. Fale apenas características da empresa que você tenha certeza para evitar alguma gafe.
Pergunta: o que seu antigo chefe criticaria em você?
O que o entrevistador quer saber: A avaliação nesse caso é sobre como você lida com críticas e como discorre sobre elas.
Como responder: Não precisa esconder críticas. Fale algum ponto fraco, de preferência já mencionado na entrevista, e sempre cite um exemplo de como você melhorou naquele aspecto.
Pergunta: O que você achou do seu último (ou atual) emprego/estágio?
O que o entrevistador quer saber: Ele pode estar avaliando seu compromisso ético com seu ex-empregador.
Como responder: Demonstre respeito pelo emprego e guarde para você os descontentamentos. Não fale de assuntos interno da empresa. O melhor é concentrar-se nos conhecimentos que adquiriu e no trabalho que fez. Mostre com objetividade as razões profissionais que o levaram a buscar novos desafios.
Pergunta: Seu trabalho já foi criticado? Quando?
O que o entrevistador quer saber: Muitas pessoas lidam mal com críticas. Novamente seu entrevistador está tentando explorar a questão para avaliar como você reage a elas.
Como responder: Saiba que receber criticas em seu trabalho é comum, portanto não é preciso mentir sobre isso. Fale com sinceridade sobre um episódio e relate as lições que você aprendeu. Mostre que você entende e aceita críticas quando necessário.
Pergunta: Quais suas ambições profissionais para daqui a cinco anos?
O que o entrevistador quer saber: Ele deve estar investigando se você tem planos de fazer carreira na empresa ou se deseja apenas um trabalho temporário. Mais seguro é estar checando até onde você deseja chegar na carreira.
Como responder: Caso seu plano seja ficar por pouco tempo, melhor não mencionar. No mais, é recomendável lembrar que seu futuro depende do que você fizer e também das oportunidades que a empresa irá oferecer.
Esse questionário foi elaborado com a participação de Roberto Caldeira, autor do livro “Os Segredos do Entrevistador”; profissionais da Clave Consultoria de Recursos Humanos e de Marcelo Abrileri, presidente do portal Curriculum.com.br.


Foto: Getty Images
Entrevistador irá avaliar a sinceridade e conhecimento sobre a empresa
Seja você mesmo -

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes