2leep.com

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A importância da Consultoria Empresarial

Muitas empresas fracassam no seu trajeto por exclusiva falta de conhecimentos e práticas adequadas de gestão empresarial. Mesmo que se tenha o conhecimento, muitas vezes não se consegue implementar as melhorias, porque tem a dificuldade de estabelecer a melhor maneira do como fazer na prática. A dificuldade de gestão empresarial torna-se ainda mais grave quando observamos os aspectos de gestão financeira. E não é para menos. Infelizmente, com raras exceções, quase a totalidade das pessoas não teve uma adequada educação, quer seja na família ou na escola, no que diz respeito à gestão financeira. Ela envolve conceitos, é racional e exata. Sem esses conhecimentos é dirigir a empresa na escuridão e portanto, sujeitos a acidentes de percurso.
A consultoria empresarial vem de encontro com essas necessidades, encurtando o tempo e permitindo saltos de melhorias. Os termos usados para esse trabalho são dos mais diversos: consultoria empresarial, consultoria em gestão empresarial, consultoria em administração de empresas, consultoria em desempenho organizacional e tantos outros, mas o objetivo deve ser um só: ajudar a empresa a melhorar a sua operação e gestão e obter os melhores resultados financeiros.
A consultoria em gestão empresarial, via de regra, através de um diagnóstico financeiro e avaliação dos processos operacionais e de gestão, permite identificar os pontos críticos e indicar as ações de melhorias necessárias, com conseqüências diretas nos resultados financeiros, qualquer que seja o porte e o ramo de atuação da empresa.
Num cenário de grande competitividade, a consultoria empresarial torna-se a solução de menor curto prazo e de melhor custo-benefício. Toda a experiência e o conhecimento do consultor é internado na empresa, em dose concentrada, de forma objetiva e eficaz, na medida certa.

Por,
 
Diovana Cebola - Consultora de Empresas

2 comentários:

Nínive Lage disse...

Tão importante essas informações.
Tão difícil fazer chegar a nossos superiores ou fazer com que eles queiram essa consultoria.
Muitas vezes, nós Secretários somos um dos profissionais que mais reciclamos, mas nossos chefes deixam a desejar e acabam por fracassar na sua gestão e culpam seus assessores por isso.
Amei o texto.

ANA CAROLINA RODRIGUES disse...

A dificuldade mencionada pela Nínive se deve justamente a falta de preparação mencionada no texto, muitos dos "chefes" não sabem reconhecer a necessidade de uma consultoria em determinado momento, não entendem que pode ser decisivo para fracassar ou ter sucesso. Texto muito bom!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes