2leep.com

domingo, 19 de setembro de 2010

Aprenda como organizar seu tempo

Uma das coisas mais importantes durante a vida acadêmica é saber como organizar seu tempo entre estudo, diversão e trabalho. É indispensável que o aluno separe um tempo para se dedicar aos livros - mas a escolha deste período é individual, pois cada pessoa tem os seus compromissos e trabalhos pessoais no decorrer da semana.
Antes de tudo é preciso um empenho do estudante para descobrir seus horários vagos e mais apropriados para absorver aquilo que vai estudar. Veja algumas dicas sobre os melhores horários e maneiras de aprender com mais facilidades:
  • selecione as partes do dia em que você se sente mais "disposto"(há pessoas que trabalham melhor à noite, outros logo ao amanhecer)
  • separe pelo menos duas horas para estudo. Entre uma hora e outra tente descansar pelo menos 15 minutos (saia do ambiente de estudo e faça algo para descansar a mente)
  • as anotações em sala de aula são muito importantes para o estudo, pois o aluno escreve com suas palavras aquilo que está entendendo da aula. Quando escrevemos, memorizamos mais!  
  • prepare um caderno para anotações ou utilize o próprio caderno da matéria a ser estudada - se a anotação for feita em qualquer folha corre-se o risco de perdê-la!
  • crie o hábito de rever as anotações quando chegar em casa. Ao revê-las podemos lembrar coisas importantes que deixamos de anotar durante a aula
  • leia a matéria a ser estudada despreocupadamente.
  • sublinhe as partes que você acha mais importante no texto.
É muito comum os alunos se contentarem só com o que o professor aborda em sala de aula e por isso, muitas vezes não chegam a compreender o conteúdo da matéria que está sendo estudada. Uma dica legal para para aprender com mais profundidade e se libertar da "decoreba" da aula é pesquisar, analisar e entender os fatos que estão sendo propostos. Muitas vezes atitudes simples, como as descritas acima, nos ajudam a ter mais conhecimento e, por este motivo, ser vistos como pessoas mais interessadas.
Lembre-se: perguntar é sinônimo de inteligência e interesse, pois quem não pergunta é porque provavelmente está com a mente voando fora da sala de aula!
Seguindo estes conselhos práticos o estudante, sem sombra de dúvidas, irá alcançar êxito em sua carreira e, é claro, que este êxito se refletirá em boas notas! Bons estudos!

  
Por,


Edmundo Rodrigues

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes