2leep.com

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Cresce O Âmbito de Atuação dos Secretários

Os secretários executivos formam hoje no Brasil um contingente de milhares de profissionais que compram, contratam, influenciam decisões e solucionam problemas. São eles que muitas vezes participam dos processos decisórios com seus superiores, agora não mais como meros coadjuvantes MAS COMO PARTES INTEGRANTES DA EQUIPE. “Multiplicam-se os exemplos de secretários que assumem cargos de gerência tal o seu preparo”, afirma a headhunter Stefi Maerker, diretora da SEC Secretary Search & Training, uma consultoria especializada no recrutamento, seleção e treinamento de secretários.

“Os depoimentos dos próprios executivos que solicitam nossos serviços deixam claro que, se por um lado aumentou o poder de decisão, por outro aumentaram as exigências”, observa Stefi Maerker, também autora do livro Secretária – Uma Parceira de Sucesso e do recém-lançado Mulheres de Sucesso, ambos da Editora Infinito/Gente.
“Hoje a secretária trabalha para vários executivos ao mesmo tempo, e se ela não for organizada, ágil e líder, dificilmente consegue desempenhar sua função”, afirma. Sempre terão oportunidades aquelas que estiverem bem atualizadas e forem bem centradas na profissão, ressalta.
Saber lidar e ter um bom relacionamento com as secretárias pode ser decisivo no fechamento de um negócio, ou mesmo na escolha da prestadora de serviços. Para auxiliar àqueles que desejam travar um bom relacionamento com a executiva da empresa e evitar que o seu negócio caia por terra, Stefi Maerker dá algumas dicas:
Nunca interrompa – saiba ouvir, compreender e dialogar ponderadamente, em troca espere o mesmo tratamento.
Jamais fale grosseiramente. Lembre-se que seu intuito é fazer o seu interlocutor interessar-se pelo seu objetivo – seja ele passar a ligação, comprar um produto ou receber uma proposta.
Não use linguajar informal e íntimo, não use gírias. Seja profissional e cordial.
Evite elogios sobre sua pessoa ou sua empresa – transmita confiabilidade pela qualidade e conteúdo das palavras e não pela quantidade.
Seja direto e objetivo, mantenha seu foco de interesse, transmitindo sua idéia de forma genuína e simpática.
Essas e mais outras dicas podem ser obtidas no livro Secretária – Uma Parceira de Sucesso.

1 comentários:

Nínive Lage disse...

Neiva, que delícia ver um blog sobre a nossa área. Você teve uma feliz idéia. Conte comigo.
Um beijo.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes